quinta-feira, 1 de maio de 2014

Sindicato dos transportes alternativos SITOPARN

30 de Abril de 2014

Nota à imprensa

O SITOPARN vem esclarecer os fatos das ações e mobilizações ocorridas no dia 29 de Abril. Em primeiro lugar, ficamos até honrados da imprensa televisiva ter anunciado que o responsável pelo ato foi o nosso sistema, com certeza foi o SITOPARN que buscou outras forças para juntos darmos respostas a IMOBILIDADE do prefeito Carlos Eduardo nos assuntos tocantes ao transporte público de nossa cidade e principalmente diante da fúria financeira do SETURN.Diante disso se juntaram diversos movimentos com uma pauta coletiva:
• Não aumento da passagem enquanto o SETURN e o poder público não apresentar as planilhas de custos
• Fim da dupla função garantindo o motorista e o cobrador
• Aumento do Circular da UFRN
• Efetivação do projeto PASSE-LIVRE
• Unificação do Cartão Eletrônico de passagem para alternativo e ônibus

É preciso deixar claro que nem a pauta, nem a realização do ato foram promovidas apenas pelo SITOPARN (ver entidades indicadas no final da nota), contudo a imprensa no rádio e na TV massificaram a ideia que o ato era uma atividade apenas dos Alternativos e com pauta única, a da unificação do cartão eletrônico.
A prova disso o telejornal da InterTVCabugi Bom Dia RN, do dia 30 de Abril, noticiou este entendimento, assim como o fez o comentário de Cassiano Arruda Câmara, durante o telejornal RN no AR, da TV Tropical, que caluniou o SITOPARN e seus dirigentes sem dar ao mesmo espaço para o devido direito de resposta. Já na TV Ponta Negra, no jornal do Dia 1ª edição, do dia 25 de Abril, foi veiculada a entrevista com o representante do SETURN, onde ele falou inverdades sobre o transporte alternativo e sobre a implementação da bilhetagem. O SITOPARN solicitou direito de resposta oficialmente à direção de jornalismo da emissora e, até o momento, não obtivemos retorno.
Diante do exposto, o nosso entendimento é que os meios de comunicação devem exercer no mínimo imparcialidade e expor a verdade dos fatos. O SITOPARN está preocupado em passar a informação correta, aonde o usuário de transporte público e a população em geral possam tomar conhecimento de todas as etapas de nossa luta, assim, de agora até a implementação da bilhetagem unificada, o SITOPARN apenas concederá entrevistas ao vivo, na TV e no rádio. Para os jornais impressos, o SITOPARN só dará entrevistas que possam ser gravadas. Essa medida está sendo tomada para evitar edições tendenciosas por parte dos veículos de imprensa. Queremos diferenciar aqui o posicionamento político de boa parte dos meios de comunicação da postura dos profissionais de imprensa que fazem a cobertura de nossas atividades, o profissional realiza seu trabalho de forma ética, mas o veículo de comunicação trata de forma conveniente a informação repassada. O SITOPARN e seus parceiros querem resolver os problemas que prejudicam os natalenses e não contribuir para desinformação da população.Continuamos a disposição, dentro das especificidades apresentadas nessa nota, para dar declarações aos meios de comunicação.
José Pedro dos Santos Neto (Pedrinho)
Pres. do SITOPARN (84) 88826670

Entidades que promoveram o ato no dia 29/04

1. SITOPARN
(Pedrinho (84)88826670)
6. Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRN
2. Oposição RODOVIÁRIA ao SINTRO
(DITO: (84) 88715688)
7. Levante Popular da Juventude
3. Dissidentes da direção do SINTRO
(Da paz: (84) 88471469)
8. Assembleia Nacional dos Estudantes (ANEL)
4. Associação dos Trabalhadores em Transporte Opcional do RN ASTOERN(Milklay: (84) 87001321)
9. JUNTOS! Juventude em Luta
5. Coletivo Construção 10. Movimento Passe Livre (MPL)

Apoiaram a realização do ato:

Central Sindical e Popular – CSP-Conlutas
União Geral dos Trabalhadores (UGT)
Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB)
Juventude do PT

VISITANTES ON LINE

Total de visualizações de página